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Centro de custo: como usar esse método na sua empresa

27/9/2022
planilha de viagens

Sua empresa tem um planejamento orçamentário voltado para controle de gastos corporativos e com informações básicas para definir projeções financeiras pensando no futuro do seu negócio? Existem alguns pontos essenciais para garantir a melhor gestão financeira, em especial, como implementar o controle financeiro interno através das divisões por centro de custo.

Este método é utilizado para análises inteligentes e possibilita o uso de ferramentas que facilitam tanto os registros como interpretações, como uma planilha, por exemplo.

Tendo estratégias voltadas para organizar o centro de custo, sua empresa consegue otimizar a análise financeira e também identifica o quanto cada departamento contribui para todas as receitas e despesas geradas no período de tempo analisado.

Podemos dizer que o centro de custo permite a racionalização dos gastos em geral da forma que funciona melhor para o seu trabalho - o que permite corte de custos no que for necessário e direcionamento de investimentos para as áreas de maior potencial lucrativo.

Essa parece ser a solução que você precisa? Então, continue lendo para entender como gerenciar suas receitas e despesas de forma ideal. 

Entenda o que é centro de custo

Em resumo, o centro de custo é dividir receitas e despesas por áreas internas de uma empresa. 

Ou seja, é repartir a organização em unidades para ter um controle mais preciso dos ganhos e gastos de equipes, projetos, filiais ou setores separadamente.

O intuito disso é ter uma visão completa dos números e, assim, tomar decisões estratégicas mais sólidas.

Quais empresas podem usar centro de custo?

Toda e qualquer empresa não só pode como deve adotar essa abordagem, mesmo que sejam de pequeno porte.

Inclusive, é bem importante que esse processo seja feito desde os primeiros anos de um negócio, já que vai permitir um crescimento saudável e rentável no mercado. Pode ser um diferencial competitivo.

Como fazer divisões para centro de custo?

Normalmente, há uma divisão feita em pelo menos 5 centros, que são: recursos humanos, marketing, operações, financeiro e vendas.

No entanto, essas divisões vão depender diretamente da complexidade e necessidade da organização. 

É possível ter vários centros de custo. Use o que se adapta melhor à estrutura da empresa.

Como identificar um centro de custo produtivo e não produtivo?

O centro de custo produtivo, conhecido também como centro de custo direto, é aquele que gera impactos diretos na produção de receita para uma empresa.

É comum que sejam atividades relacionadas com a principal fonte de recursos e lucro para os negócios - como, por exemplo, vendas e telemarketing.

Já os centros de custo não produtivos, que também são conhecidos como administrativos, não influenciam nada na produção, nas vendas e ou na geração de receita - como o departamento financeiro, recursos humanos e jurídico.

Como não geram receita direta, essas áreas tendem a gerar despesas e ter resultados financeiros negativos em uma classificação de centros de custo. Porém, isso não significa que não são importantes para o sucesso de uma empresa, porque são áreas estratégicas e indispensáveis para o bom funcionamento da organização.

Quais são as principais vantagens de adotar o centro de custo?

É de se imaginar que existem muitas vantagens em adotar este método de centro de custo em sua empresa! Mas, para que você reconheça o valor a partir dessa leitura, listamos as principais.

Confira abaixo!

Análise financeira facilitada

Uma falha frequente na maioria das empresas que não conseguem ter êxito com suas análises financeiras deve-se à falta de precisão e de organização em relação aos registros (sejam eles sobre receitas e despesas de cada área, de um projeto para o negócio ou acompanhamento do segmento).

Se dividir uma empresa em vários centros de custo, será mais fácil manter os registros atualizados e identificar quais unidades precisam de mais investimentos ou quais podem ter redução de gastos com base em sua relevância para o faturamento total. 

Essas e outras decisões financeiras conduzidas pela análise do centro de custo podem determinar o rumo de uma organização. 

Possibilita o compartilhamento de informações importantes

As empresas que aplicam o método dos centros de custo garantem mais autonomia para cada área ou equipe, de forma que possam fazer avaliações dentro de seu âmbito financeiro (revendo gastos e receitas geradas) e compartilhar os dados obtidos.

Isso é mais eficiente do que apresentação de resultados gerais, porque algumas informações confidenciais acabam não chegando em todas as áreas - o que impossibilita uma análise de performance.

Incentiva o senso de responsabilidade

Ao concentrar a análise de resultados no departamento de finanças estará limitando o senso de responsabilidade por este acompanhamento somente a  esse grupo. 

Por outro lado, se escolher trabalhar com centros de custo, vai conseguir promover essa consciência em todas as áreas, de modo que passem a assumir a responsabilidade pelos seus feitos.

Ainda vai contar com a vantagem de ter mais pessoas interessadas em apresentar ideias para reduzir custos e potencializar os ganhos.

Melhor índice de produtividade

À medida que você passa a ter uma visão mais apurada sobre as atividades executadas nos processos produtivos, será possível distribuir melhor os recursos entre as áreas da empresa. Por consequência, tende a melhorar a qualidade de entrega e aumentar o índice de produtividade.

Mais assertividade na definição de metas

Compreendendo as despesas operacionais mais profundamente, você passa a ter objetivos coerentes com as reais necessidades da empresa e identifica as limitações de cada área ou projeto para o alcance das metas definidas. 

Sendo assim, entendemos que o centro de custo também te ajuda a traçar metas mais realistas, o que permite que a grande maioria delas sejam alcançadas com sucesso.

Como aplicar os centros de custo em sua empresa?

A aplicação desse processo vai depender do tamanho e da estrutura que sua empresa já  tem. 

Também é importante lembrar que a função básica desse processo para todos os casos é mostrar como o dinheiro deve ser aplicado e quais áreas têm maiores ou menores gastos. 

Acompanhe, abaixo, alguns passos importantes para essa mudança:

  1. Primeiro passo: dividir o escopo financeiro da sua empresa distribuindo os principais gastos e ganhos (o ideal é separar por departamentos-chave, serviços ou funções);
  2. Segundo passo: faça listas com receitas(vendas, aplicações financeiras, aluguéis etc) e despesas (*custos fixos e variáveis, despesas fixas e variáveis);

*Custos são gastos relacionados diretamente à produção e vendas, enquanto despesas são desembolsos para manter a empresa funcionando. Para entender melhor, confira nosso conteúdo “Gastos corporativos: entenda a diferença entre custo e despesa

  1. Terceiro passo: indique as receitas e despesas dos centros de custo criados;
  2. Quarto passo: acompanhe os resultados de cada centro de custo para fazer avaliações.

Use uma planilha de centro de custo

Usar uma planilha de centro de custo é a melhor maneira de calcular os gastos de cada setor. 

Clique aqui para ter acesso a um modelo!

botão para download

Na Portão 3 você tem acesso à essa ferramenta com vários campos (já com as instruções de uso), além de suporte na plataforma e atendimento 24/7 para que você saiba exatamente o que fazer.

Como a Portão 3 pode otimizar esse processo?

A Portão 3 disponibiliza uma plataforma funcional para organização e gestão de custos por meio dos centros. 

Nosso objetivo é te ajudar a identificar como os recursos estão alocados em sua empresa e o que pode ser feito para que sejam otimizados.

Além de simplificar a divisão de despesas e receitas, você consegue garantir precisão nos dados inseridos e, por consequência, ter uma visão mais ampla e segura quando for tomar decisões estratégicas.

Para melhorar ainda é possível contar com outros benefícios em contar com a gente. Veja:

Se quiser saber mais sobre a P3 e nossos produtos, continue navegando em nosso site e confira mais conteúdos. Ou melhor, converse agora mesmo com um dos nossos especialistas para viver uma experiência de gestão financeira mais prática, completa e flexível em sua empresa!

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