←Voltar

Como otimizar o trabalho do time financeiro em tempos de layoff

12/4/2023
time financeiro analisando dados

Com as perspectivas, nada otimistas, de que a crise que atingiu em cheio as big techs e ameaça o mundo corporativo de forma geral pode estar longe de acabar, a palavra de ordem é focar ainda mais no controle de gastos e na realização de uma gestão eficiente das despesas. E isso, é claro, impacta fortemente o trabalho das equipes financeiras.

Com a pressão por resultados dobrada e o medo de serem, também, atingidos pela onda de layoffs, a chance desses profissionais cometerem erros que vão impactar fortemente nos resultados das empresas é real e aumenta consideravelmente.

É diante desse cenário que preocupa por alimentar a crise econômica, levando a mais instabilidade e, como consequência, ao aumento das demissões, que o investimento em tecnologia aparece como uma maneira eficaz de auxiliar os times financeiros, sendo, mais do que nunca, um aliado dos negócios principalmente por  evitar grandes e pequenos erros e permitir a gestão de despesas e a redução de custos de forma inteligente

Um levantamento da consultoria multinacional Accenture realizado no pós-pandemia indica que boa parte dos executivos de empresas globais já entendeu isso. De acordo com a pesquisa, 61% dos entrevistados disseram que estão direcionando recursos para investir em tecnologias como inteligência artificial, ferramentas digitais e segurança cibernética para otimizar suas operações.

Substituir o arcaico uso de planilhas – ainda muito comum até mesmo em grandes empresas com muitos processos financeiros – por plataformas digitais de gestão e controle sofisticadas e, ao mesmo tempo, de fácil interação e seguras, são a solução para otimizar o trabalho das equipes financeiras.

Antes de mais nada, essas ferramentas vão permitir o bom planejamento e a melhor organização financeira da empresa, o que é fundamental para que o negócio sobreviva especialmente em períodos de forte crise, como o atual. Soluções como a plataforma da Portão 3 permitem reduzir em mais de 30% os custos da empresa – isso sem perda da eficiência – e diminuem em 33% o tempo gasto com a prestação de contas e o fluxo de fechamento do financeiro.

Utilizando esse tipo de tecnologia, o time financeiro consegue automatizar cada etapa desse processo,  gerando, por exemplo, relatórios instantâneos e capturando e digitalizando notas fiscais ou vouchers, além de estabelecer a conciliação financeira de forma automática.

A ferramenta possibilita, até mesmo, configurar as regras de aprovação estabelecidas pela empresa para a aprovação de despesas corporativas, que podem ser estabelecidas de acordo com um fluxo de caixa.        As empresas conseguem ainda oferecer, de forma integrada à plataforma, cartões de crédito pré-pagos aos seus funcionários, o que facilita os pagamentos e evita que eles precisem aguardar a aprovação dos custos.

Facilitar o trabalho das equipes financeiras é, sim, possível e deve ser parte fundamental da estratégia das empresas para  criarem ambientes de trabalho saudáveis e maximizarem seus resultados econômicos. Quem não apostar nisso dificilmente sobreviverá sem perdas nesses tempos sombrios que assombram o mercado corporativo.

Leia na íntegra no portal Fintechs Brasil

Inscreva-se no Hub de Conhecimento da P3

Conteúdos selecionados a dedo no seu email, reunidos na única newsletter financeira que você precisa assinar

Tudo certo. Seja bem vindo às novidades da Portão 3
Oops! Algo de errado aconteceu e não conseguimos te inscrever.
Precisamos do seu contato para enviar comunicações sobre os nossos produtos e serviços. Você pode deixar de receber nossos e-mails quando quiser.

Você também vai gostar

Bem-vindo ao futuro da gestão financeira

Fale com a gente e descubra como podemos destravar todo o potencial do seu time financeiro

Um segundo...
Opa! Algo deu errado, tente de novo.

Junte-se a + de 600 clientes

Um segundo...
Opa! Algo deu errado, tente de novo.
PORTÃO 3 VIAGENS LTDA. - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
POLÍTICA DE PRIVACIDADEPRIVACY POLICY