←Voltar

Fintechs e a transformação digital nos pagamentos corporativos

12/4/2023
mulher trabalhando com finanças

Em muito pouco tempo, os bancos digitais conseguiram promover uma verdadeira revolução no modo das pessoas se relacionarem com as instituições bancárias, oferecendo serviços mais rápidos, sem tarifas e quase sem nenhuma burocracia, que substituíram as ‘analógicas’ idas às agências por transações feitas com um clique no celular. Com tantas facilidades, era de se esperar que toda essa transformação digital promovida pelas fintechs fosse absorvida também pelo mundo corporativo. E é exatamente isso que temos percebido hoje.

> Entenda mais sobre o que são fintechs

Segundo análise da própria Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a fronteira entre instituições bancárias, fintechs e demais empresas já desaparece faz tempo. Hoje, o mercado de varejo, por exemplo, possibilita ao cliente abrir uma conta, adquirir cartão e movimentar sua conta diretamente na sua loja preferida.

Tudo isso para garantir a melhor experiência para o consumidor, oferecendo um ecossistema completo do ponto de vista financeiro.

No dia-a-dia das empresas, os processos burocráticos, que hoje não combinam mais com o futuro de nenhum negócio, estão sendo rapidamente substituídos, com a transformação digital auxiliando, especialmente, as rotinas nos departamentos financeiros. As corporações têm pego carona nas facilidades apresentadas pelas fintechs e migrado para plataformas de contas a pagar capazes de automatizar processos de ponta-a-ponta.

Uma das fortes tendências é buscar desburocratizar as transações financeiras utilizando outros prestadores de serviços que não os bancos ou financiadoras com as quais trabalham.

Dessa forma, podem contar, por exemplo, com cartões de crédito corporativos, na modalidade física ou virtual, nos quais é possível disponibilizar qualquer quantia de forma imediata, tornando a aprovação de orçamentos um processo muito mais simples e facilitando a vida dos colaboradores.

Mesmo dentro das instituições bancárias tradicionais, os avanços da tecnologia digital facilitam e tornam mais baratas as transações entre contas, oferecendo alternativas como PIX e Open Banking, que hoje permitem parcerias com experiências únicas e bem completas, bastante atrativas também para as empresas.

Todas essas novidades devem vir acompanhadas por ferramentas, desenvolvidas pelas fintechs, que deem suporte à altura e evitem intermediações nas transações, isso para atender a uma tendência das corporações de garantir maior autonomia aos seus funcionários com alternativas que vão além das respostas automáticas ou IA em chatbots.

As fintechs têm um papel importante na transformação digital dos pagamentos corporativos, ajudando a simplificar e agilizar processos, além de oferecer soluções personalizadas para atender às necessidades específicas das empresas. Algumas dicas de como as

Fintechs podem contribuir para essa transformação incluem:

- Oferecer soluções de pagamento integradas: podem oferecer soluções de pagamento integradas que conectam os sistemas de contabilidade e pagamento das empresas, eliminando a necessidade de processos manuais e reduzindo o risco de erros humanos.

- Fornecer soluções omnicanal: podem oferecer soluções online e offlines para permitir que as empresas façam pagamentos a qualquer momento e em qualquer lugar, tornando o processo mais conveniente e eficiente.

- Introduzir novas tecnologias: podem introduzir novas tecnologias, como blockchain e criptomoedas, para tornar os pagamentos corporativos mais seguros, rápidos e econômicos.

- Personalizar soluções para atender às necessidades específicas das empresas: podem oferecer soluções personalizadas para atender às necessidades específicas das empresas, como processar pagamentos em várias moedas ou lidar com requisitos regulatórios específicos.

- Simplificar processos de pagamento: podem simplificar os processos de pagamento das empresas, oferecendo soluções de gerenciamento de faturas, por exemplo, que automatizam tarefas repetitivas e reduzem a carga de trabalho administrativo.

- Fornecer análises e insights: podem fornecer análises e insights para ajudar as empresas a entender melhor seus fluxos de pagamento, identificar possíveis gargalos e oportunidades de economia de custos, bem como prever o fluxo de caixa futuro.

As fintechs podem ajudar a transformar os pagamentos corporativos, oferecendo soluções inovadoras e personalizadas que simplificam e agilizam processos e melhoram a eficiência geral das empresas.

Diante dessa revolução tão positiva para os negócios – e da qual os departamentos de contas a pagar têm sido um dos primeiros a se beneficiar – vale ressaltar, no entanto, que para fazer bom uso da transformação digital é preciso que as empresas estejam organizadas, antecipando as tendências e se preparando para os novos desafios que certamente virão.

A tecnologia, sem dúvida, vem para ajudar a diminuir o índice de erros e agilizar tarefas, proporcionando mais qualidade de vida ao time. Mas é preciso que, ao priorizar o uso dos serviços digitais, a cultura organizacional da empresa esteja alinhada com essas novidades. Dessa forma, podemos vislumbrar um setor cada vez mais envolvido e desenvolvido com o auxílio da tecnologia.

Inscreva-se no Hub de Conhecimento da P3

Conteúdos selecionados a dedo no seu email, reunidos na única newsletter financeira que você precisa assinar

Tudo certo. Seja bem vindo às novidades da Portão 3
Oops! Algo de errado aconteceu e não conseguimos te inscrever.
Precisamos do seu contato para enviar comunicações sobre os nossos produtos e serviços. Você pode deixar de receber nossos e-mails quando quiser.

Você também vai gostar

Bem-vindo ao futuro da gestão financeira

Fale com a gente e descubra como podemos destravar todo o potencial do seu time financeiro

Um segundo...
Opa! Algo deu errado, tente de novo.

Junte-se a + de 600 clientes

Um segundo...
Opa! Algo deu errado, tente de novo.
PORTÃO 3 VIAGENS LTDA. - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
POLÍTICA DE PRIVACIDADEPRIVACY POLICY