←Voltar

4 dicas práticas para evitar atrasos nos pagamentos de beneficiários e salários

22/6/2022
dicas práticas para evitar atrasos nos pagamentos

Não atrasar os pagamentos de funcionários e beneficiários é certamente um passo importante para a empresa. Gestão de despesas, motivação, confiança dos colaboradores e de mercado, responsabilidade e gestão financeira são alguns pontos que passam por essa pauta.

Para garantir que isso não aconteça, uma das medidas é ter total controle do planejamento financeiro e administrativo do negócio. Isso garante um acompanhamento rigoroso de como está a saúde financeira da empresa e evita problemas no mercado.

Antes de mais nada, é preciso entender que sua empresa terá, no Contas a Pagar, gastos diferentes, fixos e variáveis. Alguns deles, inclusive, entram como investimentos para que a empresa melhore a cada dia. Todos os gastos devem ter notas fiscais emitidas e dados da operação para um melhor controle financeiro. Importante: tenha em mãos a previsão do orçamento para o ano, mês e até mesmo semana.

Com o controle em mãos, os responsáveis podem avaliar qual é a taxa de inadimplência do negócio, isto é, o valor de crédito atrasado, que deveria ter sido pago por algum fornecedor/cliente e não foi. Isso varia de empresa para empresa e pode ser calculado de acordo com o prazo estipulado por cada uma, geralmente é mensal.

A partir disso, calcula-se o quanto a sai empresa deixou de receber e, por fim, de investir em novos produtos, serviços ou até afetou o planejamento dos meses consequentes. Na pior das hipóteses, o valor pode representar até mesmo a incapacidade da empresa de conseguir honrar seus compromissos com seus colaboradores e fornecedores.

Se falarmos de empresas pequenas, a falta de pagamento de um grande fornecedor pode ter impactos importantes no caixa e até no futuro do negócio. Ficar atento aos riscos e ter sempre um monitoramento da taxa de inadimplência faz parte do processo de gerenciamento da empresa e não deve ser negligenciado.

Aqui vamos deixar algumas dicas de como evitar ser surpreendido por atrasos:

Cuidado ao escolher o parceiro

Os grandes fornecedores de crédito, como instituições financeiras, por exemplo, têm um rigoroso meio de analisar para quem o dinheiro será emprestado. Isso vale para os clientes e pagadores da sua empresa. É preciso não só confiança, mas uma criteriosa análise da capacidade de pagamento dos seus clientes/compradores.

Fique atento aos prazos

Não deixe de acompanhar de perto todos os prazos para pagamentos e quitação de débitos dos seus fornecedores, clientes e colaboradores. Você precisa saber imediatamente que o valor esperado foi creditado. Para isso, uma boa dica é criar lembretes de que a fatura irá vencer em alguns dias, assim como algumas instituições financeiras fazem com faturas de cartão de crédito.

Busque acordos cordiais

Se o seu cliente atrasou o pagamento, avise-o imediatamente. Pode ser que ele realmente tenha esquecido de fazer o pagamento, isso acontece. Seja educado e cordial no momento de fazer essa cobrança. Se não foi esse o caso, busque um acordo, negocie para que ele possa pagar e seguir seu cliente. Medidas judiciais e conflitos não vão te fazer fidelizar o cliente e devem ser usadas apenas em casos extremos.

Use a tecnologia

Diversos softwares disponíveis no mercado podem te ajudar a ter um controle automatizado das finanças da sua empresa, geram relatórios e mostram o cenário atual do negócio. Acompanhe de perto como ele funciona, entenda qual é a melhor forma de uso para a sua necessidade. Em geral, eles são capazes de analisar as entradas e saídas de dinheiro, planejar e dar uma análise de como cada operação está funcionando. Os softwares podem categorizar cada gasto, aumentam a produtividade e velocidade com que cada lançamento é feito, podendo até reduzir os custos da operação.

A Portão 3, por exemplo, tem uma solução perfeita para te ajudar a automatizar a gestão de pagamentos.


Como a Portão 3 pode ajudar?

A Portão 3 é a melhor solução para Contas a Pagar de médias e grandes empresas e pode te ajudar a implementar um sistema mais inteligente de organização de notas fiscais. 

Converse agora mesmo com um dos nossos especialistas para você saber mais sobre os melhores produtos para uma experiência de gestão financeira mais prática, completa e flexível!

Inscreva-se no Hub de Conhecimento da P3

Conteúdos selecionados a dedo no seu email, reunidos na única newsletter financeira que você precisa assinar

Tudo certo. Seja bem vindo às novidades da Portão 3
Oops! Algo de errado aconteceu e não conseguimos te inscrever.
Precisamos do seu contato para enviar comunicações sobre os nossos produtos e serviços. Você pode deixar de receber nossos e-mails quando quiser.

Você também vai gostar

Bem-vindo ao futuro da gestão financeira

Fale com a gente e descubra como podemos destravar todo o potencial do seu time financeiro

Um segundo...
Opa! Algo deu errado, tente de novo.

Junte-se a + de 600 clientes

Um segundo...
Opa! Algo deu errado, tente de novo.
PORTÃO 3 VIAGENS LTDA. - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
POLÍTICA DE PRIVACIDADEPRIVACY POLICY