←Voltar

Quer otimizar sua rotina? Use indicadores financeiros! Saiba como

27/6/2022
indicadores financeiros

Para fazer uma boa gestão da área financeira do seu negócio, é importante ter em mente que alguns passos organizacionais e de uso de indicadores financeiros são recomendados para que a empresa tenha eficiência.

Esses indicadores são capazes de mostrar se aquilo que a empresa está fazendo é a melhor de atingir os objetivos, apontando qual é o melhor caminho a seguir e até ajudando a mudar a rota. Os indicadores são chamados também de KPIs (Key Performance Indicators).

Com os indicadores financeiros, você observa o faturamento, o lucro, os investimentos rentáveis, resultados, métrica e uma análise mais detalhada da saúde financeira da empresa. Com eles em mãos, a decisão dos gestores fica embasada em dados concretos.

E quais são os principais indicadores financeiros para usar em seu negócio? Veja a lista elaborada pela Portão 3 e acompanhe o processo.

- Break Even Point
- Faturamento
- Giro de estoque
- Liquidez corrente
- Margem bruta
- Margem de lucro
- Margem EBITDA
- Rentabilidade
- Retorno Sobre Investimento (ROI)

Break Even Point

Conhecido também por Ponto de Equilíbrio, o Break Even aponta qual é o valor mínimo preciso para a empresa conseguir ter um faturamento capaz de pagar suas contas. Se a empresa conseguir “se pagar”, ela atingiu o Ponto de Equilíbrio no Contas a Pagar.

Faturamento

É sem dúvida um dos principais indicadores financeiros que sua empresa deve mensurar, já que ele aponta soma de todos os valores recebidos pela empresa. É todo aquele valor que a empresa recebeu por seus produtos e/ou serviços. Geralmente é feito por mês e/ou ano. Ele mostra ainda como está a atuação de vendas dos seus produtos. Existe o faturamento bruto, que é mais simples de calcular (valor do produto x a quantidade vendida), e o líquido, que além da conta do bruto subtrai gastos como impostos ou devoluções.

Giro de Estoque

É simplesmente um cálculo que mostra a velocidade de renovação do seu estoque em período de tempo apurado.  

Liquidez corrente

Indica se a empresa tem capacidade de cumprir com seus deveres em curto prazo. Para isso, basta dividir o Ativo circulante (os bens da empresa que podem ser negociados) pelo passivo circulante (a dívida da empresa a ser paga em um ano). Se o total da conta foi superior a 1, então a empresa é capaz de pagar as contas. Se for menor, o capital não é suficiente para arcar com os gastos.  

Margem bruta

É o indicador que mostra quanto a empresa ganha após negociar o serviço/produto depois de descontar os valores gastos para a sua produção e impostos. Esse número é importante para mostrar se sobra algum valor após a produção e venda, além dos impostos.

Margem de lucro

É a porcentagem que será adicionada ao produto após os custos totais do trabalho. Aqui a ideia é saber qual é o valor que a empresa vai lucrar com a sua venda, após os gastos totais.

Margem EBITDA

Em primeiro lugar, vamos entender o que significa a palavra EBITDA, em inglês “Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization”. Em tradução para o português, “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.

O que isso quer dizer? Que ele aponta quanto a empresa é capaz de gerar de recursos sem descontar impostos e outros gastos. Ele mostra qual é o potencial da empresa de gerar caixa, algo muito importante no setor de Contas a Pagar.

Rentabilidade

Ela compara os ganhos aos valores que foram investidos para que o negócio começasse a operar. Ela mostra a capacidade de retorno após o investimento. Para chegar ao número deste indicador financeiro, basta dividir o lucro líquido pelo investimento e multiplicar por cem.

ROI

Em tradução livre, ROI significa retorno sobre investimento ou, em inglês, “Return Over Invested”.

É o indicador que mede quanto terá de retorno sobre o valor que foi investido no negócio. Essa métrica é capaz de mostrar o valor que a empresa recebe em rendimentos depois do investimento realizado.  Para chegar a este número, basta subtrair o ganho obtido pelo valor investido, dividir pelo valor investido e multiplicar por cem.

Como a Portão 3 pode ajudar?

A Portão 3 é a melhor solução para Contas a Pagar de médias e grandes empresas. Converse agora mesmo com um dos nossos especialistas para você saber mais sobre os melhores produtos para uma experiência de gestão financeira mais prática, completa e flexível!

Inscreva-se no Hub de Conhecimento da P3

Conteúdos selecionados a dedo no seu email, reunidos na única newsletter financeira que você precisa assinar

Tudo certo. Seja bem vindo às novidades da Portão 3
Oops! Algo de errado aconteceu e não conseguimos te inscrever.
Precisamos do seu contato para enviar comunicações sobre os nossos produtos e serviços. Você pode deixar de receber nossos e-mails quando quiser.

Você também vai gostar

Bem-vindo ao futuro da gestão financeira

Fale com a gente e descubra como podemos destravar todo o potencial do seu time financeiro

Um segundo...
Opa! Algo deu errado, tente de novo.

Junte-se a + de 600 clientes

Um segundo...
Opa! Algo deu errado, tente de novo.
PORTÃO 3 VIAGENS LTDA. - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
POLÍTICA DE PRIVACIDADEPRIVACY POLICY