A solução de contas a pagar da Portão 3 com a Swap foi construída em uma parceria que se iniciou em 2020, quando a plataforma começava a sua jornada ainda como uma travel tech.
Os sócios Fernando Nery e Bianca Junqueira procuraram a Swap para desenvolver uma solução de gestão de viagens corporativas com objetivo de transformar um mercado bastante tradicional, cheio de dores relacionadas à falta de segurança nas operações e à complexidade no processo de pagamentos, conferência e validação desses gastos.
A Portão 3 buscava uma solução ágil e encontrou isso na Swap. “Em quatro dias a gente já tinha um projeto definido e, em duas semanas, já contávamos com produto mínimo viável para começar a rodar”, explica Bianca.
Essa história foi contada pelos sócios no vídeo-case abaixo, onde relatam como a travel tech se transformou, em 2022, em uma startup inovadora de contas a pagar com mais de 420 clientes pelo Brasil utilizando a tecnologia financeira da Swap.
A Portão 3 nasceu em 2020 quando Fernando e Bianca perceberam que o mercado de viagens corporativas não havia evoluído da mesma forma que o de turismo, embora representasse a maior fatia do mercado de viagens.
Para se ter uma ideia, em 2018, o segmento de viagens corporativas representou 75% da demanda de hospedagens no Brasil, segundo pesquisa do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).
“Viagem é um investimento. É importante para a empresa ter a visibilidade completa do quanto ela está gastando, qual o centro de custo dos projetos, como funciona a cadeia de aprovação e quais são as oportunidades de economia”, conta Fernando.
Para iniciar a operação com a Swap, a Portão 3 primeiro teve à sua disposição cartões virtuais de uso único (Single Use Virtual Card Number – VCN) que, além de agilizar o processo, possibilita grande segurança às transações.
Nas semanas seguintes, a Swap e a Portão 3 seguiam personalizando cada vez mais a solução. O próximo passo foi disponibilizar para a startup cliente os cartões virtuais de múltiplos usos, proporcionando uma experiência ainda mais customizada.
Hoje, todos os cartões virtuais que a Portão 3 emite com a Swap possuem filtros de data, valor e segmento, que permite maior controle de uso e evita fraudes.
O Bank 3 é o meio de pagamento da Portão 3, criado pela Swap, que soluciona uma das principais dores do mercado de viagens: as agências ficavam sem caixa, pois as empresas costumam pagar faturado, ou seja, semanas depois da viagem, ou outra despesa corporativa, ter ocorrido.
A solução funciona como um banco virtual da Portão 3, que pode ser contratado pelas empresas para garantir mais segurança e possibilitar relatórios para controle de despesas e receitas, além de automatizar o processo de conciliação financeira, evitando divergências no controle no final do mês.
Por meio de um cartão de crédito virtual com a bandeira Mastercard®, os clientes conseguem organizar os dados de suas despesas em um BI único para facilitar a cobrança de seus pagamentos aos fornecedores com um painel de controle. Além disso, o cliente ainda consegue ter rendimento do seu dinheiro.
Em 2022, os sócios da Portão 3 entenderam que as viagens corporativas eram uma das “contas a pagar” dentro de uma empresa e criaram uma plataforma para ampliar o escopo e abranger todas as despesas corporativas de seus clientes.
A Swap acompanhou essa evolução. Junto com o cliente realizou um grande estudo para desenvolver novos casos de uso para o mercado de despesas corporativas.
“Hoje temos uma plataforma super tecnológica em que a gente consegue centralizar os gastos corporativos do início ao fim. Conseguimos atender a empresa com uma interface muito simples e uma usabilidade bacana. Dessa forma, é possível entender tudo que o colaborador gastou, desde o hotel à alimentação, e fazer a conciliação financeira de forma totalmente automatizada”, explica Bianca.
Foi assim que a Portão 3, utilizando a tecnologia financeira da Swap, se tornou a “nova geração do Contas a Pagar”. “Essa parceria foi muito importante porque tirou o peso de precisarmos ser especialistas na parte financeira e permitiu que a gente focasse no objetivo do nosso negócio”, destaca Bianca.
O diretor de New Business da Swap, Marcelo Schucman, liderou essa transição dentro da startup financeira e destaca como a Portão 3 revolucionou o mercado de contas a pagar ao possibilitar para seus clientes uma gestão de ponta a ponta, beneficiada pela tecnologia e automatização.
“A tecnologia financeira que desenvolvemos na Swap permite que cada cliente da Portão 3 tenha uma gestão precisa sobre seus gastos, além de possibilitar uma customização para cada caso de uso”, explica Schucman.
Hoje, pela Portão 3, todos os clientes têm, de forma centralizada, um mecanismo de receber notas fiscais, entender a forma correta de fazer aquele pagamento, ter um fluxo de aprovação completo para entender quem é o gestor responsável, para, então, a transação ser efetivada pela plataforma.
A solução de contas a pagar da Portão 3 com a Swap foi uma das finalistas Prêmio FIDinsiders 2022, na categoria “Jornada em Marketplaces Financeiros”, com o case “PORTÃO 3: Revolucionando a Experiência do cliente no Contas a Pagar.
O evento é uma parceria entre o portal Finsiders e o evento FID-Finanças Digitais para a Sociedade, e tem o objetivo de reconhecer e divulgar soluções inovadoras que contribuem para acelerar a democratização das finanças no Brasil.
A Portão 3 possibilita que franquias, indústria, fintechs e empresas de todos os tipos de negócios passem a gerenciar as suas viagens de trabalho, despesas e Contas a Pagar, gerando economia, controle e experiência simples e nada complexa tanto para os gestores como para os colaboradores.
Com a nossa plataforma de gestão de viagens, a sua empresa conta com tecnologia para fazer reservas, emissões, controle das despesas e ainda ganha um novo meio de pagamento próprio e muito mais!
Junte-se a Kings Sneakers, Venturus, Junco, 123 milhas, Sulamérica, Play 9 e outras grandes empresas que também reinventaram a sua forma de realizar viagens corporativas.
Conteúdos selecionados a dedo no seu email, reunidos na única newsletter financeira que você precisa assinar