Embora os CFOs possam se perguntar sobre os benefícios do investimento ESG, descobertas recentes mostram que esse investimento contribui para uma vantagem competitiva de longo prazo.
O mercado em evolução e as tendências regulatórias estão desafiando as empresas a demonstrar práticas que são mais sustentáveis e socialmente responsáveis. Embora os líderes de negócios, incluindo CFOs, possam se perguntar sobre o impacto do investimento em iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG) em seus resultados financeiros, descobertas recentes mostram que essas iniciativas podem impulsionar o crescimento e contribuir para a vantagem competitiva de longo prazo.
Em uma pesquisa recente conduzida pela Deloitte Global e Forbes Insights sobre o impacto dos esforços de sustentabilidade de 350 executivos das Américas, Ásia e Europa, mais da metade dos entrevistados indicou um impacto positivo no crescimento da receita e na lucratividade geral da empresa. Além do aspecto financeiro positivo, 48% dos entrevistados indicaram maior satisfação do cliente, enquanto 38% indicaram que abraçar fortes valores ESG melhorou sua capacidade de atrair e reter talentos.
Esses resultados confirmam que as empresas líderes estão obtendo benefícios financeiros e operacionais de seus investimentos ESG. A BlackRock mudou uma parte de sua carteira de investimentos para ESG e lançou produtos financeiros sustentáveis, que cresceram 96% em 2020. Os programas de sustentabilidade da PepsiCo resultaram em mais de US$375 milhões em economia de custos com reduções no consumo de água e desperdício. Os investimentos da Estée Lauder posicionaram a empresa para atrair os melhores talentos e ser reconhecida pela Forbes como o “empregador nº 1 para mulheres”.
Na interseção de sustentabilidade e desempenho financeiro, os CFOs estão na melhor posição para estabelecer a base para a criação de valor duradouro por meio do ESG. Eles podem começar concentrando-se em três etapas principais:
A mudança em direção à integração ESG não é mais uma questão de “quando”, mas de “como”. Sua organização pode não ter uma estratégia tangível hoje, mas esta pode ser uma grande oportunidade para o financeiro começar a moldá-la.
Os CFOs sabem que a transformação financeira pode ser difícil e demorada. Mas eles também sabem que é uma forma eficaz de acompanhar as necessidades em constante mudança da empresa. Seja uma interrupção da tecnologia, inovação do modelo de negócios ou um novo ecossistema da indústria, a Deloitte ajuda as organizações financeiras a olhar para o futuro, enquanto mantém o navio em um curso estável.
Conteúdos selecionados a dedo no seu email, reunidos na única newsletter financeira que você precisa assinar