←Voltar

Saiba como ter uma boa gestão financeira do seu negócio

28/7/2022
gestão financeira

A gestão financeira é essencial para qualquer empresa, independente do segmento em que ela atua. Em 2020, vimos um cenário onde muitas instituições fecharam as portas devido ao impacto da pandemia do coronavírus. Nesse cenário, destaca-se ainda mais a necessidade de falar sobre educação financeira. 

Para realizar uma boa gestão financeira é importante fazer uma análise diagnóstica das finanças da empresa. Por exemplo, uma escola particular, é uma empresa prestadora de serviços educacionais e, como qualquer outra empresa, precisa analisar como está o dinheiro no caixa, quais as contas fixas e variáveis e muitas outras situações. 

Portanto, realizar um bom gerenciamento do fluxo de caixa é imprescindível para uma boa saúde financeira. A seguir, você verá dicas de como fazer uma gestão financeira de sucesso na sua empresa.

A importância da gestão financeira

Durante o conteúdo vamos adotar o exemplo das escolas particulares para ficar mais clara a explicação. É muito comum a falta de conhecimento sobre o seu negócio entre as empresas, principalmente entre as instituições de ensino. Esse é um dos principais erros de gestores(as) ou donos(as) de negócios e em momentos de crises pode prejudicar ainda mais as organizações.

Não demorou muito para que, depois do estouro da pandemia, as escolas tivessem que suspender as aulas. Assim, para continuar levando a educação para os alunos, elas precisaram se reinventar com as aulas online. Porém, para algumas escolas, essa reinvenção não foi o suficiente e levou ao fechamento das mesmas, principalmente pelo fato de que muitos pais tiveram que tirar os filhos das instituições porque perderam os empregos.

Dessa forma, o planejamento financeiro é importante tanto para evitar a falência das empresas quanto para aumentar os lucros da mesma. Por isso, saber gerir os recursos financeiros é uma atividade essencial. Veja a seguir algumas dicas de como fazer isso:

Fique atento ao fluxo de caixa

Toda empresa que deseja fazer uma gestão financeira de sucesso precisa dominar o fluxo de caixa. Com isso, além de controlar e conhecer tudo que entra e sai do caixa é necessário realizar uma análise profunda do que representa cada número, conta, despesa e custo. 

Dessa forma, a organização através de planilhas, sistema de gestão financeira são uma ótima opção que facilita esse processo de análise. 

Controlar o fluxo de caixa é importante para que seja saudável a saúde financeira da instituição. Portanto, assim que você sabe sobre todas as contas da instituição, fica mais fácil de ver o que tem mais prioridade, reduzir custos que não são necessários e onde realizar investimentos. Esse conhecimento é essencial para tomadas de decisões mais assertivas. 

Como sabemos, a falta de dinheiro pode deixar a sua empresa em estado crítico, correndo o risco de fechar as portas. Por isso, saber como o dinheiro está sendo utilizado, faz toda diferença.

Investir em uma plataforma de gestão de Contas a Pagar ajudará muito a entender onde e como o dinheiro da empresa tem sido gasto, além de tornar o processo de pagamentos de fornecedores e reembolsos de colaboradores mais automatizado, moderno e seguro.  

Faça uma projeção orçamentária

Já ouviu aquela expressão de que é sempre bom “estar um passo à frente?". Então, na gestão financeira não seria diferente. É importante realizar a projeção das despesas e receitas da empresa para te ajudar no planejamento da empresa. 

Dessa forma, é necessário analisar o cenário atual e o passado para projetar o que pode acontecer no futuro. Na situação das escolas particulares durante a pandemia, o alto número de desempregados afetou no número de pais com filhos matriculados nas escolas. Por isso, pensar em alternativas, como por exemplo, ofertar bolsas de estudos, seria uma opção para reverter a situação. 

Por isso é fundamental conhecer o seu fluxo de caixa, pois uma vez bem analisado, você consegue tomar as melhores decisões. Além disso, é importante considerar, no mínimo, 3 cenários para as projeções:

Com isso, é possível saber qual a melhor estratégia a seguir, quais comportamentos serão importantes para antecipar, se será necessário realizar negociações com fornecedores e parceiros e por assim vai.

Uma dica é utilizar a tecnologia a seu favor para ampliar as noções de orçamento da instituição e assim conseguir traçar uma estratégia assertiva. Existem opções no mercado que já facilitam este caminho. Procure uma plataforma que possibilite a criação de orçamentos dinâmicos, com múltiplos aprovadores e com as regras do negócio definidas pela própria empresa

Crie um capital de giro

Assim como é importante a Pessoa Física ter uma reserva de emergência, é necessário que as empresas também a obtenham.  Isso é capital de giro, ou seja, é a quantia de dinheiro reservada que a instituição possui para suprir as necessidades em caso de emergência ou até mesmo para investimentos. 

Além disso, é preciso ficar alerta sobre a questão de pedir empréstimos a bancos. Nem sempre é a melhor opção para resolver os problemas, ainda mais se for feito sem nenhum planejamento por trás. É possível, aliás, que no futuro o empréstimo piore ainda mais a situação do negócio. 

Mantenha um bom relacionamento 

Pode parecer que não, mas manter um bom relacionamento com o cliente é muito importante. Para isso, é necessário ser transparente, mostrar que está sempre disponível para tirar dúvidas e solucionar os problemas em questão. 

No caso das instituições de ensino, a relação entre família e escola é muito importante pois diz respeito também à forma de aprendizagem dos filhos. Portanto, uma vez que este relacionamento sempre foi bem direcionado, em momentos de cobrança a comunicação se torna mais fluida e eficaz. 

Como o Melhor Escola pode ajudar as escolas particulares? 

Criado em 2012, o Melhor Escola é um marketplace desenvolvido por Juliano Souza e seu sócio Sérgio Andrade. Tudo começou quando Juliano se frustrou ao não encontrar uma ferramenta que o ajudasse a escolher uma escola para seu filho. 

Desse modo, o portal surgiu como um buscador de escolas e contém as informações de todas as escolas cadastradas no MEC (mais de 180 mil). Além disso, contamos com mais de 8 mil escolas parceiras que oferecem vagas com bolsas de estudos de 20 até 80%. 

A oferta desses descontos além de gerar receita adicional para a escola, aumenta a curva de demanda da escola e garante turmas cheias o ano todo. Em outras palavras, o portal ajuda na captação de alunos pois através do site as escolas conseguem se apresentar para novos pais e alunos e expor todas as suas informações e diferenciais.

Além disso, outra vantagem de aderir ao programa de bolsas do Melhor Escola é a redução da inadimplência. Alunos com bolsas pelo Melhor Escola precisam manter a mensalidade em dia para garantir a continuidade do desconto. 

Se você é diretor(a) de uma escola particular, ou conhece alguém que seja, entre em contato com especialistas clicando aqui.

Invista em tecnologia para melhorar a gestão financeira da sua instituição. Como a Portão 3 pode te ajudar nessa tarefa?

A Portão 3 é a melhor solução para Contas a Pagar de médias e grandes empresas e pode te ajudar a implementar um sistema mais inteligente para automatizar o recebimento e leitura das suas notas fiscais, criação e definição de orçamentos alinhados as suas regras de negócio e ainda conta com um meio de pagamento próprio!

Converse agora mesmo com um dos nossos especialistas para você saber mais sobre os melhores produtos para uma experiência de gestão financeira mais prática, completa e flexível!

Inscreva-se no Hub de Conhecimento da P3

Conteúdos selecionados a dedo no seu email, reunidos na única newsletter financeira que você precisa assinar

Tudo certo. Seja bem vindo às novidades da Portão 3
Oops! Algo de errado aconteceu e não conseguimos te inscrever.
Precisamos do seu contato para enviar comunicações sobre os nossos produtos e serviços. Você pode deixar de receber nossos e-mails quando quiser.

Você também vai gostar

Bem-vindo ao futuro da gestão financeira

Fale com a gente e descubra como podemos destravar todo o potencial do seu time financeiro

Um segundo...
Opa! Algo deu errado, tente de novo.

Junte-se a + de 600 clientes

Um segundo...
Opa! Algo deu errado, tente de novo.
PORTÃO 3 VIAGENS LTDA. - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
POLÍTICA DE PRIVACIDADEPRIVACY POLICY