←Voltar

Terceirização de equipes ou contratar funcionários: saiba o que é melhor para sua empresa

24/6/2022
terceirizar ou contratar

Uma das decisões mais importantes é a escolha de como será o sistema de contratação de colaboradores da empresa. Se antigamente era comum termos apenas funcionários contratados e no regime de carteira assinada, de acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho – criada pelo decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943), hoje é bastante comum empresas que terceirizam o serviço para evitar custos.

O assunto, aliás, é constantemente tema de debates políticos quando se fala em reformas trabalhistas.

Antes de mais nada, vamos entender quais são os benefícios que um trabalhador com carteira assinada tem e o chamado PJ (Pessoa Jurídica) não. E, claro, terceirizados não significam que são de regime PJ.

Quer aprender mais sobre o assunto e saber como tomar uma melhor decisão? Confira as dicas da Portão 3.

Como funciona o CLT

Trabalhadores sob o regime da carteira de trabalho assinada, a CLT, têm benefícios trabalhistas garantidos como 13º salário, férias remuneradas, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), aposentadoria, abono salarial PIS/Pasep, aviso prévio, seguro-desemprego, horas extras, vale-transporte e licenças.

Assim como essa é uma parte vantajosa para os funcionários, para a empresa gera altos custos no Contas a Pagar. A empresa assume também a parte de contratar, treinar, recrutar e desenvolver os colaboradores.

Vantagens e desvantagens de contratação de colaboradores e terceirizados

Colaboradores contratados geralmente são uma escolha mais estável, tanto para a empresa quanto para os próprios contratados. O vínculo de trabalho costuma ser maior, assim como a relação entre mais conectada.

Além disso, as empresas podem ter maior poder de escolha na hora de contratar um profissional, saber qual é o perfil desejado para determinada função.  

A terceirização traz a liberdade de uma escolha mais flexível e menos custos para quem contrata.  O pagamento é feito pelo valor apenas do colaborador, sem os encargos trabalhistas de um funcionário CLT, que ficam com a empresa que contrata e paga o colaborador.

Sem dúvida, a parte de economia financeira é um dos principais aspectos positivos do sistema de terceirização nas empresas, já que os encargos são grande parte dos custos de operação.

Também traz a facilidade de contratar novos terceirizados para a equipe, sem a burocracia de um contratado pelo regime de carteira assinada, como exames, benefícios, obrigações trabalhistas. Isso vale para desligamentos, já que não é necessário pagar as verbas rescisórias.

Por outro lado, a terceirização traz um certo distanciamento na relação da empresa com os seus colaboradores. Em equipes formadas por contratados e terceirizados, é comum que exista uma clara diferença de desempenho e afinidades.

Outro aspecto importante é o caso de funcionários em férias ou que deixam a empresa. No caso de contratados, a empresa teria que contratar algum funcionário por um prazo determinado e treiná-lo para o trabalho. Já nos terceirizados, basta mandar outro colaborador já capacitado.


Como a Portão 3 pode ajudar?

A Portão 3 é a melhor solução para Contas a Pagar de médias e grandes empresas e pode te ajudar a implementar um fluxo de caixa mais inteligente em caso de terceirização de equipes. 

Converse agora mesmo com um dos nossos especialistas para você saber mais sobre os melhores produtos para uma experiência de gestão financeira mais prática, completa e flexível!

Inscreva-se no Hub de Conhecimento da P3

Conteúdos selecionados a dedo no seu email, reunidos na única newsletter financeira que você precisa assinar

Tudo certo. Seja bem vindo às novidades da Portão 3
Oops! Algo de errado aconteceu e não conseguimos te inscrever.
Precisamos do seu contato para enviar comunicações sobre os nossos produtos e serviços. Você pode deixar de receber nossos e-mails quando quiser.

Você também vai gostar

Bem-vindo ao futuro da gestão financeira

Fale com a gente e descubra como podemos destravar todo o potencial do seu time financeiro

Um segundo...
Opa! Algo deu errado, tente de novo.

Junte-se a + de 600 clientes

Um segundo...
Opa! Algo deu errado, tente de novo.
PORTÃO 3 VIAGENS LTDA. - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
POLÍTICA DE PRIVACIDADEPRIVACY POLICY