O setor da construção civil brasileira já vinha registrando uma variação negativa desde 2019. Com a pandemia, os dados ficaram ainda mais preocupantes.
Muitos postos de trabalho foram fechados no segmento por todo o país. Porém, a partir de 2021, muita coisa mudou nessa perspectiva. Enquanto algumas empresas fechavam, algumas pessoas aproveitaram a oportunidade de mostrar seu lado empreendedor e finalmente montar sua própria empresa de serviços no ramo de construção civil.
Se a sua empresa faz parte desse movimento, ou, então, já tem mais tempo de mercado, é importante pensar em alternativas para manter a construtora funcionando. Assim, mesmo em momentos atípicos e com imprevistos, será possível continuar no mercado com menor índice de riscos.
Confira dicas para que isso seja uma realidade em sua empresa e saiba qual é a solução que a Portão 3 pode oferecer para ajudar nessa missão!
Antes de nos aprofundarmos mais no assunto, podemos adiantar que nossa proposta não se trata de nenhuma prática ou ação mirabolante que promete sustentar seus negócios em troca de um alto investimento.
Apesar de termos uma plataforma completa e com benefícios exclusivos, devemos reforçar que são os processos do dia a dia que realmente têm a capacidade de garantir uma construtora financeiramente sólida, mesmo diante de momentos de crises e instabilidade, como aconteceu na pandemia.
É justamente em meio a essas atividades e obrigações da rotina que entra a gestão financeira.
Ao ter essa informação, é possível que você se pergunte “será que a gestão financeira da minha construtora é eficiente de fato?”. Por isso, vamos ao princípio. Entenda o que é gestão financeira e qual sua importância para empresas de construção.
Entende-se como gestão financeira o controle de recursos financeiros de uma empresa.
Para isso, é preciso lidar com processos relacionados a planejamentos, acompanhamento e análise de resultados para conseguir garantir o equilíbrio necessário entre entrada e saída dos recursos da construtora, além de funcionar como um guia para os próximos passos do negócio.
Isso é algo extremamente importante para quem visa ter uma empresa em constante desenvolvimento, de forma sustentável e identificando oportunidades de investimento ou de redução de custos no momento certo, sabendo como evitar desperdícios e gastos desnecessários.
Leia também nosso conteúdo “Dicas para construção civil: saiba como otimizar tempo e orçamento de obras”
Considerando tudo que apresentamos acima, o que significa, então, ter uma gestão financeira organizada?
Conheça abaixo os principais sinais de que uma empresa está no caminho certo:
Sabendo quais são os custos e despesas reais que se têm para manter uma empresa do seu nicho, você vai conseguir se planejar com assertividade e não será pego de surpresa.
Além disso, o modo que você precifica seus serviços também tem relação com o sucesso da gestão financeira. O ideal é que o valor obtido seja justo e o seu trabalho seja valorizado.
As contas devem ser pagas no final do mês e ainda obter um lucro desejado.
A melhor forma de controlar melhor o seu caixa e realmente saber o quanto de lucro a empresa tem gerado, bem como prever quanto você poderá usar para manter a empresa e reinvestir no negócio.
Outro ponto importante que devemos mencionar é o seguinte: o uso de uma plataforma digital para registros e análise de dados pode facilitar a tomada de decisões em relação à gestão de despesas, além de trazer mais segurança do que a consulta a várias planilhas diferentes (principalmente quando forem preenchidas manualmente).
A centralização de informações acaba gerando impactos extremamente positivos para sua empresa.
Sabemos que conciliar pagamentos e recebimentos é algo básico, mas pode ser desafiador.
É importante lembrar que ajuda, e muito, se dedicar em manter esse equilíbrio financeiro. Um exemplo prático desse conceito é conseguir combinar os acertos de compras (tanto com fornecedores quanto dos pagamentos de salários).
Algo primordial para a saúde financeira de qualquer empresa é: o que é da empresa, fica na empresa.
Retirar dinheiro do caixa quando e para o que eu quiser é uma grande armadilha, sendo essa atitude nada recomendável, e, infelizmente, acaba se repetindo com frequência - especialmente quando se trata de gestão de pequenas empresas.
Para evitar esse tipo de postura prejudicial e cheia de riscos para o negócio em geral, nossa dica é estipular uma espécie de “salário” fixo até mesmo para o proprietário, que seja correspondente a realidade da empresa.
Isso vai facilitar quando for necessário separar dinheiro para uso pessoal do valor destinado à manutenção da empresa de serviços em construção civil.
Se a organização das suas finanças não estiver caminhando de acordo com passos apresentados acima, a melhor saída é buscar ferramentas úteis para ajudar sua construtora na gestão de despesas, de forma que suas funcionalidades permitam que sua empresa seja mais competitiva.
Normalmente, empresas de construção precisam prestar serviços específicos e pontuais, além de trabalharem incansavelmente na execução de grandes obras. Portanto, nem sempre conseguem elaborar planejamentos assertivos e compatíveis com os orçamentos oferecidos aos clientes.
A questão é que só tendo êxito nessa tarefa torna possível buscar meios para levantamento dos recursos e insights de novas oportunidades de economia e/ou redução de custos.
Sem uma ferramenta adequada para administrar essas “formalidades”, evitam-se deslizes com imprevistos que podem acontecer e prejuízos gerados no meio do caminho por diferentes motivos.
Para cumprir o cronograma físico-financeiro, é indispensável acompanhar o consumo dos valores previstos no orçamento conforme a obra vai avançando.
Nossa plataforma permite a integração de informações que o seu cronograma de obra e orçamento podem precisar. Além disso, por meio dessa solução, a construtora pode analisar com dados atualizados em tempo real se a obra está evoluindo como o esperado e com o investimento que já foi dedicado até então.
Isso sem falar na possibilidade de identificar possíveis desvios, já que todos os usuários de diferentes centros de custos da sua empresa devem registrar suas ações e comprovantes em tempo hábil.
Nossa solução tecnológica especializada em gestão de despesas é 100% compatível com as necessidades apresentadas pelas empresas de construção civil, fazendo toda diferença na hora de implementar processos mais eficientes por diversos motivos.
Um exemplo disso é a possibilidade de controlar todas as despesas da sua empresa com leitura de notas fiscais apresentadas durante a obra. Nesse caso, basta que o usuário responsável por essa documentação faça a leitura dessas notas pelo aplicativo com o próprio celular e, em seguida, a plataforma faz o registro das mesmas.
Isso mostra que trata-se de uma ferramenta eficiente para viabilizar maior controle de ART, TRT e RRT, além de integrar essas informações com ferramentas SaaS e ERPs de construção civil, gerando relatórios para facilitar toda essa conciliação financeira.
Conheça mais benefícios de contar com nossos serviços:
E tem mais! Além da gestão de despesas, é interessante contar com a plataforma da Portão 3 para gestão de viagens. Dessa forma, você e sua equipe podem atender projetos em outras regiões que estão fora do raio atendido até então.
Toda essa visibilidade de processos financeiros e de deslocamento para atividades externas proporcionam mais segurança para tomar as suas próximas decisões e também ajudam a formar uma estrutura sadia, sólida e preparam sua empresa para enfrentar crises e sair ainda mais forte.
Se quiser saber mais sobre a P3 e nossos produtos, continue navegando em nosso site e confira mais conteúdos. Ou melhor, converse agora mesmo com um dos nossos especialistas para viver uma experiência de gestão financeira mais prática, completa e flexível em sua empresa!
Conteúdos selecionados a dedo no seu email, reunidos na única newsletter financeira que você precisa assinar