Se ainda duvidavam do poder do e-commerce, os últimos anos vêm provando que as transações online já são indispensáveis para a fluidez do mercado graças ao seu alcance e agilidade, inclusive, representam o maior gasto nos cartões de crédito corporativos.
Com base em pesquisas de mercado, entre o 1º semestre do ano passado e 1º semestre deste ano, as transações mais realizadas com cartões corporativos - físicos ou virtuais - no Brasil e na América Latina estão relacionadas com publicidade digital.
Em sequência, o outro investimento mais praticado por empresas de tais regiões é dedicado à inovações tecnológicas (o que inclui novas ferramentas de trabalho).
Isso quer dizer que as prioridades mudaram! Para saber como se adequar à essa realidade e como administrar gastos corporativos de forma mais prática, continue acompanhando este conteúdo.
Não é segredo para ninguém que as empresas em fase inicial ou de crescimento estão apostando nas plataformas digitais como peças fundamentais para alcançar suas metas.
O investimento em anúncios digitais nas mídias sociais, por exemplo, tornou-se indispensável para as páginas corporativas - mesmo quando o intuito não é vender, mas sim promover a marca.
A questão de maior relevância a ser considerada em tudo que mencionamos até aqui é a aceleração do processo de digitalização, ocasionada principalmente pelo período de pandemia.
O que já estava acontecendo aos poucos, passou a ser nossa principal fonte de comunicação, compra e venda.
Empresas que acompanham cada movimentação do mercado, continuam se adaptando aos novos tempos. Sendo assim, não é tão surpreendente que os principais gastos corporativos tenham a ver com o mundo digital.
Inclusive, existem até recursos de capital e crédito corporativos disponíveis virtualmente, promovendo mais facilidade e segurança para as empresas.
Dessa forma, qualquer pessoa da empresa pode efetuar pagamentos online, utilizar o comércio eletrônico ou acompanhar transações de todos os setores em tempo real.
Se essas vantagens não estão diretamente ligadas ao aumento do crescimento dos negócios, o que mais pode estar?
Esses são apenas exemplos de todos os benefícios que esse tipo de facilidade pode oferecer. O resultado de contar com todo esse suporte é mais produtividade e menos prejuízos.
Segundo dados apresentados pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o mercado brasileiro chegou a faturar R$869 milhões em março de 2022. Por ser um valor apenas 2% menor do que foi alcançado em 2019.
Leia também nosso conteúdo Viagens corporativas: pesquisa indica que o setor deve produzir U$792 bilhões até 2026
Associando essa informação com o fato das viagens corporativas representarem a 2ª categoria mais frequente entre os gastos corporativos, podemos perceber que a retomada desse setor está com tudo!
Sendo assim, é interessante que as empresas busquem uma forma de otimizar os custos envolvidos com as viagens de negócios (como transporte, passagens, hospedagens, refeições, entre outros).
Felizmente existem plataformas que possibilitam esse controle, além de conseguirem proporcionar economias consideráveis - o que nos leva ao 3º lugar do ranking de principais gastos corporativos.
Os produtos eletrônicos (mais conhecidos como sistemas, softwares, hardwares, plataformas e outros dispositivos) estão ocupando a 3ª categoria dos gastos mais frequentes entre empresas de todo o Brasil.
Uma das facilidades proporcionadas por essa automatização, por exemplo, é a leitura automática de cupons e notas fiscais. Dessa forma, os usuários conseguem utilizar seus próprios celulares ou outros dispositivos móveis como um scanner com leitura OCR para reconhecimento instantâneo de cupons fiscais dentro da plataforma utilizada.
Isso dispensa várias imprecisões comuns em processos manuais e otimiza os processos de controle de despesas ou/e reembolso.
Podem dizer que tudo isso acontece por causa do trabalho remoto, que passou a ser uma realidade definitiva para muitos colaboradores atualmente, mas a adoção dessas tecnologias vai muito além disso!
A inovação de processos e métodos de trabalho promovem o que toda empresa deseja: qualidade, rapidez e eficiência.
Tendo mais facilidade para cumprir tarefas que costumavam demandar muito esforço e tempo, os colaboradores passam a ter mais produtividade e autonomia. Dessa forma, o investimento nessas ferramentas é útil para proporcionar mais qualidade de vida à sua equipe, além de evitar chances de erros ou falhas na comunicação.
Agora que você já sabe quais são as prioridades das empresas no mercado atual com base em suas principais despesas, é importante destrinchar o que faz parte de cada uma dessas áreas:
Se você chegou até aqui, certamente vai se alegrar ao saber que já existe uma solução que oferece uma plataforma completa para administração de contas a pagar (o que inclui créditos e pagamentos) e viagens corporativas.
Estamos falando sobre a plataforma da Portão 3, que existe justamente para proporcionar a melhor experiência para empresas que procuram otimizar processos financeiros da reserva de viagens à gestão das despesas.
Conte com um meio de pagamento próprio e acompanhe tudo isso em um único lugar!
Se quiser saber mais sobre a P3 e nossos produtos, continue navegando em nosso site e confira mais conteúdos. Ou melhor, converse agora mesmo com um dos nossos especialistas para viver uma experiência de gestão financeira mais prática, completa e flexível em sua empresa!
Conteúdos selecionados a dedo no seu email, reunidos na única newsletter financeira que você precisa assinar