←Voltar

Viagens corporativas: pesquisa indica que o setor deve produzir US$ 792 bilhões até 2026

31/7/2022
viagens corporativas estão voltando a todo vapor

De acordo com um estudo de mercado conduzido pela Global Industry Analysts, Inc. (GIA), as viagens corporativas nacionais e internacionais são responsáveis por uma excelente perspectiva econômica de mercado, gerando o valor de US$ 792 bilhões até o ano de 2026.

Essa pesquisa, intitulada de “Business Travel - Global Market Trajectory & Analytics”, mostra que o turismo de negócios, tradicional motor do setor de viagens, retorna gradualmente neste cenário pós-pandemia, quando as atividades presenciais já não vão contra os principais protocolos de saúde. 

Os cuidados com prevenção de contágio e com a higiene continuam sendo extremamente necessários, sendo o que dá ainda mais força para este pilar da economia mundial.

Essas viagens movimentam mais do que as companhias aéreas, mas também geram trabalho para empresas relacionadas ao ramo de lazer, transporte, alimentação e toda rede de hotelaria. 

Chegaram a tal perspectiva considerando todas essas atividades, revelando que a comercialização no mercado de viagens a trabalho já tem números que superam os valores do período pré-pandêmico.

Quais são as consequências dessa mudança?

Impulsionadas e motivadas com esta tendência, empresas como a GOL e a Azul acompanharam isso de perto. Afinal, suas receitas líquidas com o transporte de passageiros nos meses de janeiro e fevereiro passaram a atingir patamares superiores ao mesmo momento em 2019 ( 10% e 30%, respectivamente).

Para melhorar, em março de 2022, esses valores aumentaram para 60%, graças ao aumento de 63% nas vendas do segmento corporativo. Consequentemente, o estímulo para as viagens de trabalho conciliadas com lazer gera uma mistura conhecida como “bleisure”. 

Ambas companhias mencionadas acima deixam claro em suas apresentações trimestrais aos investidores que a retomada das viagens a trabalho foi importante para tal melhora dos indicadores financeiros, alegando que o forte e crescente crescimento vem acontecendo por nove meses consecutivos.

Por consequência, isso permitiu que as tarifas aéreas fossem aumentadas para compensar os preços dos combustíveis, que também tiveram um acréscimo considerável.

O que motiva a retomada das viagens corporativas?

Obviamente as soluções digitais e remotas não vão ser esquecidas com o retorno do presencial, porém, existem diversas estratégias e costumes que funcionam melhor quando é possível contar operações conduzidas pessoalmente.

Alguns exemplos disso são reuniões importantes, lançamentos de produtos ou serviços, feiras, conferências, ações de marketing e eventos (especialmente os comemorativos).

Com o aumento da globalização de negócios ao longo da pandemia, empresas que voltaram a operar neste cenário passaram a adotar soluções bem gerenciadas e mais econômicas. Dessa forma, não correm riscos financeiros e reiniciam os processos com viagens de colaboradores.

Exemplo de solução para viagens corporativas

Como foi dito, já existem plataformas eficientes para administrar a grande maioria das demandas ocasionadas pelas necessidades rotineiras das viagens empresariais. O maior desafio, na verdade, é conseguir encontrar soluções completas.

O ideal é ter acesso a várias ferramentas que sejam capazes de reduzir não só os custos com viagens e garantam a segurança dos colaboradores em viagem, mas também que ajudem com a redução dos custos internos e que possibilitem a otimização do tempo gasto com os processos manuais de departamentos responsáveis. 

A Portão 3, por exemplo, tem sua própria plataforma, e torna esse contexto muito mais fácil e viável - tanto para as empresas quanto para as pessoas que formam as equipes.

Apesar de ter ganhado vida em 2020, hoje a Portão 3 vive um cenário muito positivo e já é possível aproveitar sua tecnologia com todas as soluções para gestão de viagens corporativas

Graças aos seus processos, a P3 proporciona inovação a todos os processos de viagem das empresas, tornando seu conceito fundamental para conquistar cada vez mais parcerias e clientes.

Reconhecemos que essa facilidade gera maior alcance para organizações corporativas e também proporcionam o que é melhor para os colaboradores, garantindo viagens tranquilas e mais produtivas. 

Naturalmente, a melhoria de processos internos na plataforma de viagens de trabalho vem evoluindo constantemente, e a utilização de seus recursos tem feito a diferença na infraestrutura básica que promove o relacionamento entre pessoas e empresas. 

Conheça melhor a Portão 3

A Portão 3 começou como uma plataforma pioneira e exclusiva para viabilizar a gestão de viagens. A partir de 2021, a empresa passou a oferecer diversas soluções necessárias para extinguir as burocracias que as áreas de Contas a Pagar costumam sofrer.

Por ser uma plataforma em nuvem e com tecnologia própria, todos esses processos burocráticos foram automatizados, garantindo praticidade e economia de tempo para equipes de médias e grandes empresas.

Agora você pode fazer reservas de hotéis, emitir passagens, controlar as despesas, ter um meio de pagamento próprio para a empresa, facilitar o processo de reembolso, garantir mais autonomia para os colaboradores externos e muito mais!

Esse meio de pagamento próprio é o cartão corporativo da P3, que funciona em formato físico e virtual. 

O melhor disso tudo é que, mesmo tendo uma política padrão, a plataforma permite uma configuração personalizada para cada empresa. Isso quer dizer que o sistema é adaptável de acordo com as necessidades dos nossos clientes, permitindo que usem somente o que for proveitoso e conveniente às suas rotinas. 

Ou seja, ainda que disponibilize o mesmo pacote de serviços para 2 empresas diferentes, a equipe de uma não necessariamente vai utilizar a plataforma da mesma maneira que a outra. Além disso, por ser uma solução flexível, as empresas conseguem conciliar a ferramenta com sua política de viagens e reembolso.

Trata-se de uma plataforma end-to-end que pode reinventar o modo de viajar, fazendo do seu time uma verdadeira potência. 

Por fim, mas não menos importante, é possível utilizar a plataforma via desktop ou aplicativo, contando com um suporte completo e atendimento exclusivo a qualquer hora!

Se quiser saber mais sobre a P3 e nossos produtos, continue navegando em nosso site e confira mais conteúdos. Ou melhor, converse agora mesmo com um dos nossos especialistas para viver uma experiência de gestão financeira mais prática, completa e flexível em sua empresa!

Inscreva-se no Hub de Conhecimento da P3

Conteúdos selecionados a dedo no seu email, reunidos na única newsletter financeira que você precisa assinar

Tudo certo. Seja bem vindo às novidades da Portão 3
Oops! Algo de errado aconteceu e não conseguimos te inscrever.
Precisamos do seu contato para enviar comunicações sobre os nossos produtos e serviços. Você pode deixar de receber nossos e-mails quando quiser.

Você também vai gostar

Bem-vindo ao futuro da gestão financeira

Fale com a gente e descubra como podemos destravar todo o potencial do seu time financeiro

Um segundo...
Opa! Algo deu errado, tente de novo.

Junte-se a + de 600 clientes

Um segundo...
Opa! Algo deu errado, tente de novo.
PORTÃO 3 VIAGENS LTDA. - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
POLÍTICA DE PRIVACIDADEPRIVACY POLICY