Se você pensa em desenvolver a sua empresa até o final do ano e nem lembrar de olhar a sua gestão orçamentária, então deixe a sua meta para o próximo ano.
Afinal, é a gestão orçamentária que vai definir os rumos que a sua empresa deve seguir. Também é válido dizer que não adianta definir a gestão do dia para a noite. É necessário planejamento e uma curva de aprendizado para que o seu time consiga estar apto para atendê-la do jeito certo.
No texto de hoje eu quero falar da importância desse tema e como ele pode ser usado para aumentar a performance do seu negócio. Quero te falar um pouco da minha experiência também com gestão orçamentária e o que eu aprendi nos últimos anos que me permitiram ter uma empresa escalável e com clientes que viam valor no meu negócio.
Espero que essa leitura te ajude!
Bom, começando “do começo”, a gestão orçamentária é o processo de planejamento, , monitoramento e controle dos recursos financeiros de uma organização, com o objetivo de alcançar suas metas e objetivos.
Em outras palavras, é a forma como a empresa gerencia seu dinheiro e recursos financeiros para garantir que os investimentos sejam feitos de forma estratégica e responsável, maximizando o retorno sobre o investimento e minimizando os riscos.
A gestão orçamentária envolve a elaboração de um orçamento anual, que é um plano detalhado de todas as receitas e despesas esperadas da organização para o período. O orçamento tem caráter de plano, mas, também é utilizado como ferramenta de controle gerencial, uma vez que as metas são definidas, suas variações devem ser explicadas e analisadas, a fim de tomar ações corretivas para evitar um novo desvio.
É importante que a gestão orçamentária seja feita de forma sistemática e regular, de modo que a empresa possa identificar tendências, analisar as informações e tomar decisões durante a execução do plano, e não depois do fato ou da ocorrência, otimizando o uso dos seus recursos financeiros.
Quando você começa a conhecer mais sobre a gestão orçamentária, entende que há diversas formas sobre como ela acrescenta valor para uma empresa. Algumas delas incluem:
É muito importante levar em consideração que a estrutura da gestão orçamentária pode variar de acordo com a organização, mas de modo geral envolve as seguintes etapas:
Lembra que falamos um pouco sobre isso no tópico anterior? Então, essa é a primeira fase do processo de gestão orçamentária. Só para relembrar você: é nessa etapa que a empresa define um futuro desejado e meios eficazes para alcançá-lo. É aqui que o orçamento anual é criado, levando em consideração as despesas fixas e variáveis, separadas por área de negócio, receita esperada, investimentos planejados, entre outros fatores.
Depois que o orçamento é construído, começa a etapa de controle orçamentário, que envolve o monitoramento constante do desempenho financeiro da empresa. Isso inclui a análise de relatórios financeiros e contábeis para identificar variações significativas em relação ao orçado. Com base nessas informações, a empresa pode tomar decisões estratégicas para ajustar suas operações e garantir que esteja cumprindo com seu objetivo e suas metas financeiras.
A avaliação de desempenho é uma etapa super importante na gestão orçamentária. Aqui, a empresa avalia o desempenho financeiro do período e identifica oportunidades de melhoria. É possível resultar na mudança de alguns planos ou até mesmo na criação de novos planos, tendo como base fatores de mercado, crescimento de vendas e resultados históricos.
E por fim, a fase de comunicação e transparência. A comunicação e a transparência são fundamentais para uma gestão orçamentária eficaz.
É importante compartilhar informações sobre o orçamento com as equipes de trabalho, de forma que elas possam se sentir parte do processo e contribuir para o cumprimento das metas estabelecidas. Além disso, a transparência no processo orçamentário ajuda a aumentar a confiança dos investidores, clientes e outros stakeholders da empresa.
E depois de você ler tudo isso, talvez esteja se perguntando:
“Mas, Vitor Hugo, qual foi sua experiência com este tema? Você tirou algum aprendizado?”.
A seguir, apresento alguns aprendizados que podemos tirar sobre gestão orçamentária e um pouco da minha vivência com essa gestão:
Se você quer conhecer mais sobre plataformas no mercado que te ajudam a gerir o seu negócio, aqui fica a minha deixa para te fazer um convite.
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Não custa nada e pode ser a diferença que falta para a sua empresa decolar.
Uma última dica é dar um pulo no blog dos nossos amigos da Pluggy para entender como realizar uma gestão orçamentária com Open Finance.
Esse artigo foi escrito por: Vitor Hugo - Especialista Financeiro na Portão 3
Contador formado pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU com artigo cientico sobre "Características do Orçamento". Possui experiência em planejamento financeiro, orçamento, estudos de viabilidade, contabilidade, operações de crédito e estruturação de fundo de investimento.
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