E se sua bagagem estragar? Hoje no Manual do Viajante, nós viemos te contar o que fazer!
Primeiramente, se você acredita que corre o risco de passar por isso, tire fotos de cada detalhe da sua mala, desde a parte externa até seu conteúdo, para que assim você tenha provas caso algo aconteça.
Se você, após pegar sua bagagem, perceber que ela está danificada, não vá embora do aeroporto. Vá até o guichê da sua companhia e avise o que aconteceu e registre a sua reclamação.
Esse registro é uma espécie de petição para registrar os danos das bagagens. O formulário é fornecido pelas empresas e é denominado de Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). Nele constam as informações sobre o que foi danificado para que a empresa aérea possa averiguar se é melhor consertar ou fornecer uma nova bagagem.
A partir do momento que você preencher essa petição, a empresa tem o prazo de 7 dias para resolver o problema. Caso isso não aconteça, você tem que abrir uma solicitação direto na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para que resolvam a situação. Nesse caso você precisará do número do voo, localizador e informações pessoais.
Mas se você só ver quando chegar no hotel, você ainda tem 7 dias para formalizar a reclamação junto à companhia aérea. Lembre-se que quanto antes você formalizar a reclamação, mais rápido será resolvido, então não demore!
Isso vai depender da situação e da companhia aérea. Existem diferentes tratativas: pode ser um bônus de crédito para utilizar em uma próxima passagem, pode ser um reembolso com o valor correspondente ou até mesmo uma reparação com uma nova bagagem.
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