Se você vai viajar a trabalho ou é responsável por planejar viagens corporativas para os colaboradores da empresa em que trabalha, você precisa saber de uma vez por todas que EXISTEM planos de seguro projetados especificamente para esse tipo de viagem.
Inclusive, como é de se esperar, o seguro viagem é indispensável para qualquer funcionário que precisa realizar viagens a trabalho - uma vez que a organização fica responsável pela segurança de sua saúde e bem-estar do início ao fim desse trajeto.
Em razão disso, essa modalidade também é muito importante para o negócio - já que a falta desse recurso pode implicar em processos e até prejuízos com a reputação da marca em casos de imprevistos ao longo do percurso.
Saiba mais sobre esse assunto e esclareça todas as suas dúvidas!
Geralmente, as seguradoras se referem a esse tipo de seguro como categoria “business” ou “seguro executivo”, e podem apresentar mais benefícios do que encontramos nos planos destinados ao público em geral.
Este seguro viagem é necessário porque proporciona, ou melhor dizendo, libera todo o suporte de atendimento médico ao funcionário ou soluções para outros problemas (inclusive financeiros) que são mais comuns em uma viagem de negócios. Ou seja, quem viajar por uma empresa com seguro viagem estará devidamente amparado.
Por sua vez, essa modalidade também garante mais economia para a empresa do que se fossem custear todas as pendências necessárias na tentativa de sanar possíveis problemas - além de ser uma obrigação.
É importante frisar que existem planos de seguro para viagens corporativas em destinos nacionais e outros planos para viagens internacionais a trabalho. Sendo assim, cabe à empresa optar pelos planos de seguro viagem que atendem suas necessidades e cumprem com sua responsabilidade.
Os planos contratados podem variar muito - principalmente quando a viagem engloba vários funcionários de uma só vez ou quando mais de um funcionário acaba tendo que se deslocar ao mesmo tempo.
Além das proteções adicionais acima, o seguro de viagens da empresa também deve incluir as proteções básicas e ideais de cada plano:
➡️ Assistência média em viagem é algo fundamental. Saiba como contratar um seguro para não passar perrengue.
A principal diferença entre o seguro de viagens corporativas e o seguro de viagens geral é a cobertura fornecida.
Os planos da empresa geralmente têm cobertura específica para atender às necessidades de viagens de negócios. Mesmo assim, os seguros para viagens corporativas devem ter todas as coberturas comuns de um seguro.
Outra diferença é o preço. Normalmente, as empresas alcançam um valor mais baixo comprando grandes quantias de seguro para todos os funcionários.
A empresa pode optar por ser um empreendimento coletivo - quando vários funcionários estão na mesma viagem de negócios -, ou individualizados para pessoas físicas (para um ou poucos funcionários).
Em circunstâncias normais, a empresa firma um seguro coletivo diretamente com agências de viagens ou seguradoras e negocia um desconto na quantidade.
Atenção: muitas empresas usam cartões corporativos que incluem seguro de viagem, mas você deve estar ciente dessas diferenças.
Certos cartões de cobrança de passagens aéreas oferecem seguro para os passageiros. No entanto, o cartão corporativo de taxa completa oferece seguro apenas para o titular do cartão.
Nesse caso, isso significa que se você usar o cartão com titularidade de outra pessoa, não será sobrescrito.
Certifique-se de que o seguro é válido para o (a) funcionário (a) em viagem antes que o embarque seja realizado.
Em alguns casos, as taxas são cobradas diretamente da empresa contratante. Em outros casos, serão devolvidas.
É importante informar as condições do seguro para evitar constrangimento aos colaboradores.
Caso queira mais dicas para viagens corporativas, continue acompanhando o Blog Portão 3! Se precisar de suporte com essa questão, conte com nossa especialidade.Ente em contato para saber mais ou acesse nosso site!
Conteúdos selecionados a dedo no seu email, reunidos na única newsletter financeira que você precisa assinar