Leia também: Cancelamento e remarcação de passagem aérea: Como funciona?
Você já deve ter visto alguma promoção de passagens aéreas custando um valor X e quando clicou, na verdade custava o valor Y. Será que era propaganda enganosa?
Nós viemos te explicar porque isso acontece e porque a volatilidade dos preços das passagens é tão grande.
Primeiramente, é importante você saber que essas mudanças não são aleatórias e existe um motivo por trás disso. O nome dessa prática é Yield Management.
Começando pela tradução literal do termo, Yield Management significa “Gestão de Rendimento”. Essa estratégia é muito utilizada entre as companhias aéreas e hotéis para maximizar os seus rendimentos, podendo aumentar o lucro de 3% a 7%.
Essa estratégia conta com preços variáveis para diferentes momentos. A ideia é oferecer o preço mais vantajoso ao cliente certo.
Segundo a Rock Content, “o termo yield é utilizado no meio empresarial para se referir aos ganhos gerados por um investimento durante um período específico, expressos em um percentual. Esse percentual é baseado no valor investido, no valor de mercado atual ou no valor de face do título do investimento.”
Além disso, para dar certo, tem que haver um limite de tempo para que o produto seja ofertado por determinado valor. Essa tática é muito utilizada no setor de viagens porque diferentes critérios podem determinar o quanto o viajante está disposto a pagar.
Um exemplo é que se a pessoa quer viajar em alta temporada, mas as passagens estão esgotando rápido e o viajante está comprando em cima da hora, o valor será maior. O ideal é saber o timing correto para aumentar ou abaixar os preços, e saber quanto a mais pode ser cobrado, pois se feito de maneira abusiva, pode fazer com que os viajantes tenham uma imagem negativa daquela companhia.
Nesse exemplo do Melhores Destinos para uma aeronave com 120 poltronas, esse método funciona da seguinte forma: a empresa irá vender 12 passagens por R$139, outras 12 por R$149, mais 24 por R$169 e 24 por R$369. Esses valores vão aumentando gradativamente enquanto o avião vai enchendo. Em algum momento, eles podem fazer uma promoção de R$89 com uma quantidade limitada de passagens. Quando essas passagens acabarem, eles aumentam o preço.
Isso explica porque você pode ver algum anúncio de promoção no preço das passagens e quando você clica, o preço já mudou. Por isso é bom você flexibilizar as datas da viagem e pesquisar outras possíveis datas, que podem ter valores mais acessíveis.
Existem diversos tipos de promoções, variando muito de acordo com a criatividade do fornecedor. Os tipos mais comuns são:
Isso é um mito dos grandes. Pode acontecer sim de você encontrar preços mais baixos no site das companhias aéreas do que o de algumas agências convencionais, pois essas agências podem “embutir” os seus lucros no valor das passagens. Mas também existem algumas empresas, como as travel techs, que fazem acordos de compras massivas com as companhias aéreas, fazendo com que haja um desconto e esse valor mais baixo seja repassado para seus clientes.
É o caso da Portão 3, que garante uma economia de até 30% nas suas passagens!
Percebeu quantas dicas importantes podem passar despercebidas por quem não tem o costume de viajar?
Se quiser conhecer mais dicas sobre viagens corporativas, continue acompanhando nossos conteúdos aqui do blog. Aproveite para saber mais sobre a P3 e nossos produtos. Acesse agora mesmo nosso site e confira mais conteúdos.
Ou melhor, converse com um dos nossos especialistas para viver uma experiência mais prática, completa e flexível em sua empresa toda vez que for viajar!
Conteúdos selecionados a dedo no seu email, reunidos na única newsletter financeira que você precisa assinar